A biologia encanta-nos...

Sistema Imunitário

 

A imunidade é a capacidade que um organismo tem de resistir a uma determinada doença ou infeção através de vários processos fisiológicos que lhe permitem distinguir substâncias estranhas, neutralizá-las e eliminá-las.

 
 
O sistema imunitário divide-se em duas grandes defesas:
  • Defesa não específica ou imunidade inata
    Inclui o conjunto de processos através dos quais o organismo previne a entrada de agentes estranhos e os reconhece e destrói, quando essa entrada acontece. A resposta do organismo é sempre a mesma, qualquer que seja o agente invasor e qualquer que seja o número de vezes que este contacta com o organismo, não se verifica especificidade, nem memória.
  • Defesa Específica ou imunidade adquirida
    Inclui o conjunto de processos através dos quais o organismo reconhece os agentes invasores e os destrói de uma forma dirigida e eficaz, esta defesa é adquirida mais tarde na evolução das espécies, aparecendo apenas nos vertebrados. A resposta do organismo ao agente invasor melhora a cada novo contacto, verifica-se especificidade e memória.

Doença Autoimune:

    Uma doença autoimune é uma doença que se desenvolve quando o sistema imunitário não reconhece os seus próprios tecidos e os ataca e destrói como se fossem agentes estranhos. 

    Normalmente, os leucócitos do sistema imunitário ajudam a proteger o corpo contra substâncias nocivas, designadas antigénios, produzindo anticorpos que destroem esses antigénios. 

    As doenças autoimunes são causadas por vírus e bactérias que desencadeiam as mudanças no sistema imunitário, principalmente em pessoas que têm genes que aumentam as probabilidades de ter doenças autoimunes.

 

Uma doença autoimune pode causar:

  • Destruição de um ou mais tipos de tecidos do corpo;
  • Alteração na função de um órgão. A maioria das doenças autoimunes são crónicas, mas muitas podem ser controladas com tratamento;
  • Crescimento anormal de um órgão.